À conversa com João Ferreira

João Ferreira, médio do Oliveira do Bairro SC com apenas 16 anos de idade integrou e jogou pela primeira vez na equipa principal do clube. Sendo uma revelação o obsc.pt falou com o jogador e tentou perceber um pouco mais do seu percurso.

Qual foi o motivo que te fez iniciar a prática de Futebol? Houve alguém que te motivou ou foi decisão tua?

João Ferreira: Desde os meus 3 anos que em casa eu já dava pontapés na bola, até quando ia para o jardim de infância  levava-a sempre comigo. Quem me motivou ainda mais para jogar futebol foram os meus amigos que já jogavam, então como eu também me divertia jogando, perguntei aos meus pais se podia ir para o futebol, eles concordaram.

O que te fez entrar para o Oliveira do Bairro? E qual era a ideia que tinhas do clube anteriormente.

JF: O que me fez entrar para o Oliveira do Bairro com os meus 5 anos, foi por ter um amigo do jardim de infância que nessa altura já se encontrava-se a jogar lá e, então fui ver um treino dele e a partir desse dia comecei a treinar no Oliveira do Bairro. Os meus pais conheciam o clube, mas foi o meu amigo que me falava do Oliveira do Bairro.

E como correram os anos de formação até chegares à equipa Sénior? O que mais aprendeste?

JF: Os meus anos na formação foram extraordinários, além de estar a praticar a modalidade que mais gosto, senti-me sempre feliz por estar a jogar futebol no Oliveira do Bairro. Fiz muitas amizades, com os meus colegas de equipa e os meus treinadores que felizmente ainda perduram até hoje. Aprendi principalmente que o trabalho em equipa é sempre o melhor para todos os atletas, devemos sempre respeitar os nossos colegas e treinadores e absorver tudo de bom que eles nos ensinam.

E o que mais sentes falta desse tempo?

JF: Não quer dizer que sinta falta porque continuo a divertir-me e a desfrutar de cada momento no futebol, a diferença é que antes eu jogava mais por diversão e para conviver com os meus amigos. A partir do escalão de Infantis é que mudei a minha perspectiva sobre o que queria ser no futebol, a partir desta idade é que comecei a levar o futebol “mais a sério”.

Como vês a decisão do clube e esta aposta na formação? O que mais significou para ti?

JF: Fiquei feliz por o clube ter olhado para a formação e me ter dado esta oportunidade sendo tão novo (aos 16 anos), que estou muito grato. Senti que tinha alcançado mais um objetivo como jogador e isto para mim foi muito importante, fiquei extremamente feliz por ter conseguido.

A equipa Sénior é composta por jogadores bastante jovens, contudo mais velhos que tu. Como foi a integração? Sentiste-te logo à vontade?

JF: Foi boa, senti-me logo à vontade na equipa sénior, apesar de serem todos mais velhos que eu não me senti excluído, fui bem recebido e tenho aprendido muito com eles.

"Uma vez falcão, falcão para sempre.." é o lema do Oliveira do Bairro SC. De que forma o clube te tem tocado e o que vais recordar dele para o resto da vida? 

JF: Tive muitos bons momentos da minha vida neste clube, sinto-me grato por fazer parte dele e além disso ensinou-me tudo o que sei sobre futebol, irei sempre recordar-me do Oliveira do Bairro por me ter ajudado a ser o que sou, vou sempre lembrar-me disso.

 

Um website emjogo.pt